Estilo de interação do treinador, clima motivacional percebido e satisfação das necessidades psicológicas básicas em jovens futebolistas

Autores

DOI: https://doi.org/10.6018/cpd.372381
Palavras-chave: clima motivacional, bem-estar, autonomia, estilo controlador, futebol.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o clima motivacional percebido através das relações entre treinador estilo de interação (apoio para a autonomia ou estilo controlador) com as construções da Teoria da Goal Achievement (ego ou tarefa) e o grau de satisfação com necessidades psicológicas básicas em uma amostra de atletas jovens. Participaram 125 jogadores da província de Málaga (Espanha), com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos (M = 16,66, DT = 1,13). Escala Estilo driver Trainer (CCBS) foi usado para coletar informações, Perceptions Questionnaire apoiar a autonomia no processo de formação (ASCQ) Questionário Percebida Motivacional Climate in Sport (PMCSQ-2) e Escala de Medida da Satisfação das Necessidades Psicológicas no Exercício (PNSE). As análises realizadas revelaram relações negativas entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o estilo controlador, mas positivas com o apoio à autonomia. Além disso, destaca as relações positivas entre o estilo controlador e a percepção do clima motivacional orientado para o ego, sendo positivo com o clima orientado para a tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adame-Garza, O., Tristán-Rodríguez, J., Tomás, I., Hernández-Mendo, A., y López-Walle, J. (2017). Presentación de las tareas, satisfacción de las necesidades psicológicas básicas y bienestar en Atletas universitarios. Journal of Behavior, Health & Social Issues, 9(1), 13-20.

Álvarez, M. S., Balaguer, I., Castillo, I., y Duda, J. L. (2009). Coach autonomy support and quality of sport engagement in young soccer players. The Spanish Journal of Psychology, 12(1), 138-148.

Álvarez, M., Castillo, I., Duda, J., y Balaguer, I. (2009). Clima motivacional, metas de logro y motivación autodeterminada en futbolistas cadetes. Revista de Psicología General y Aplicada, 62(1-2), 35-44.

Álvarez, O., Estevan, I., Falcó, C., y Castillo, I. (2013). Efectos del apoyo a la autonomía del entrenador en taekwondistas españoles de élite. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 8(1), 59-70.

Atkins, M.R., Johnson, D.M., Force, E.C., y Petrie, T.A. (2015). Peers, parents, and coaches, oh my! The relation of the motivational climate to boys’ intention to continue in sport. Psychology of Sport & Exercise, 16(3), 170-180.

Balaguer, I., Guivernau, M., Duda, J. L., y Crespo, M. (1997). Análisis de la validez de constructo y de la validez predictiva del cuestionario de clima motivacional percibido en el deporte (PCMSQ-2) con tenistas españoles de competición. Revista de Psicología del Deporte, 6(1), 0041-058.

Barbosa-Luna, A. E., Tristán, J. L., Tomás, I., González, A., y López-Walle, J. M. (2017). Climas motivacionales, motivación autodeterminada, afectos y burnout en deportistas: enfoque multinivel. Acción Psicológica, 14(1), 105-118.

Bartholomew, K. J., Ntoumanis, N., y Thøgersen-Ntoumani, C. (2010). The controlling interpersonal style in a coaching context: Development and initial validation of a psychometric scale. Journal of Sport & Exercise Psychology, 32, 193-216.

Cano, F., Montero, C., Cervelló, E., y Moreno-Murcia, J. A. (2018). Influencia del estilo interpersonal del entrenador sobre la motivación en deportistas de salvamento y socorrismo. Cuadernos de Psicología del Deporte, 18(1), 173-182.

Cantú-Berrueto, A., Castillo, I., López-Walle, J., Tristán, J., y Balaguer, I. (2016). Estilo interpersonal del entrenador, necesidades psicológicas básicas y motivación: un estudio en futbolistas universitarios mexicanos. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 11(2), 263-270.

Carlin, M. (2015). El abandono de la práctica deportiva, motivación y estados de ánimo en deportistas. Sevilla: Wanceulen.

Castillo, I., Duda, J. L., Álvarez, M. S., Mercé, J., y Balaguer, I. (2010). Clima motivacional, metas de logro de aproximación y evitación y bienestar en futbolistas cadetes. Revista de Psicología del Deporte, 20(1), 149-164.

Castillo, I., González, L., Fabra, P., Mercé, J., y Balaguer, I. (2012). Estilo interpersonal controlador del entrenador, frustración de las necesidades psicológicas básicas, y burnout en futbolistas infantiles. Cuadernos de Psicología del Deporte, 12(1), 143-146.

Castillo, I., Tomás, I., Ntoumanis, N., Bartholomew, K., Duda, J., y Balaguer, I. (2014). Psychometric properties of the Spanish version of the Controlling Coach Behaviors Scale in the sport context. Psicothema: Revista de Psicologia, 26(3), 409-414.

Castillo-Jiménez, N., López-Walle, J. M., Tomás, I., y Balaguer, I. (2017). Relación del clima empowering con la motivación autodeterminada a través de la satisfacción de las necesidades psicológicas básicas. Revista de Psicología del Deporte, 26(3), 33-39.

Castro-Sánchez, M., Zurita-Ortega. F.y Chacón-Cuberos, R. (2019). Motivation towards sport based on socio-demographic variables in university students from Granada. Journal of Sport and Health Research, 11(1), 55-68.

Conde, C., Sáenz-López, P., Carmona, J., González-Cutre, D., Martínez, C., y Moreno, J. A. (2010). Validación del Cuestionario de Percepción de Soporte de la Autonomía en el Proceso de Entrenamiento (ASCQ) en jóvenes deportistas españoles. Estudios de Psicología, 31(2), 145-157.

Conroy, D.E., y Coatsworth, J.D. (2006). Coach training as a strategy for promoting youth social development. The Sport Psychologist, 20,128-144.

Deci, E. L. y Ryan, R. M. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Nueva York: Plenum Press.

Deci, E. L. y Ryan, R. M. (1987). The support of autonomy and the control of behavior. Journal of Personality and Social Psychology, 53, 1024-1037.

Deci, E. L. y Ryan, R. M. (2000). The “what” and “why” of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behaviour. Psychological Inquiry, 11, 227-268.

Duda, J. L. y Balaguer, I. (2007). Coach-created motivational climate. En S. Jowett y D. Lavallee (Eds.), Social psychology in sport (pp. 117-130). Champaign, IL: Human Kinetics.

Duda, J. L. y Nicholls, J. G. (1992). Dimensions of achievement-motivation in schoolwork and sport. Journal of Educational Psychology, 84(3), 290-299.

Fabra, P., Balaguer, I., Castillo, I., Mercé, J., y Duda, J. L. (2013). La eficacia de rol como mediadora entre el clima motivacional y el rendimiento en jóvenes futbolistas. Revista de Psicología Social, 28(1), 47-58.

García-Calvo, T., Sánchez-Miguel, P. A., Leo-Marcos, F. M., Sánchez-Oliva, D., y Amado, D. (2012). Análisis del grado de diversión e intención de persistencia en jóvenes deportistas desde la perspectiva de la teoría de la autodeterminación. Revista de Psicología del Deporte, 21(1), 7-13.

González, L., Tomás, I., Castillo, I., Duda, J. L., y Balaguer, I. (2017). A test of basic psychological needs theory in young soccer players: time‐lagged design at the individual and team levels. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, 27(11), 1511-1522.

Gutiérrez, M., Tomás, J. M., y Calatayud, P. (2018). Determinantes de la práctica deportiva de los adolescentes en horario extraescolar. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 13(1), 91-100.

Jaakkola, T., Ntoumanis, N., y Liukkonen, J. (2016). Motivational climate, goal orientation, perceived sport ability, and enjoyment within F innish junior ice hockey players. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, 26(1), 109-115.

Mars, L., Castillo, I., López-Walle, J. y Balaguer, I. (2017). Estilo controlador del entrenador, frustración de las necesidades y malestar en futbolistas. Revista de Psicología del Deporte, 26(2), 119-124.

Moreno-Murcia, J. A., Marzo, J. C., Martínez-Galindo, C., y Conte Marín, L. (2011). Validación de la Escala de" Satisfacción de las Necesidades Psicológicas Básicas. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 7(26).

Morillo, J. P., Reigal, R. E., y Hernández-Mendo, A. (2018). Orientación motivacional, apoyo a la autonomía y necesidades psicológicas en balonmano playa. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 18(69), 103-117.

Newton, M., Duda, J. L., y Yin, Z. (2000). Examination of the psychometric properties of the Perceived Motivational Climate in Sport Questionnaire-2 in a sample of female athletes. Journal of Sports Sciences, 18(4), 275-290.

Nicholls, J. G. (1989). The competitive ethos and democratic education. Cambridge, MASS: Harvard University Press.

Olympiou, A., Jowett, S., y Duda, J. L. (2008). The psychological interface between the coach-created motivational climate and the coach-athlete relationship in team sports. The Sport Psychologist, 22(4), 423-438.

Pardo, A. y Ruiz, M. A. (2005). Análisis de datos con SPSS 13 Base. Madrid: McGraw Hill.

Rhodes, R. E., Janssen, I., Bredin, S. S., Warburton, D. E., y Bauman, A. (2017). Physical activity: Health impact, prevalence, correlates and interventions. Psychology & Health, 32(8), 942-975.

Sáenz-López, P., Mateos, J. L., Almagro, B. J., y Conde, C. (2017). Apoyo a la autonomía, creencias implícitas de habilidad y metas de logro en jugadoras de baloncesto en formación. Cuadernos de Psicología del Deporte, 17(3), 199-206.

Schüler, J., Wegner, M. y Knechtle, B. (2014). Implicit motives and basic need satisfaction in extreme endurance sports. Journal of Sport and Exercise Psychology, 36(3), 293-302.

Smith, N., Quested, E., Appleton, P. R., y Duda, J. L. (2017). Observing the coach-created motivational environment across training and competition in youth sport. Journal of Sports Sciences, 35(2), 149-158.

Sylvester, B. D., Curran, T., Standage, M., Sabiston, C. M., y Beauchamp, M. R. (2018). Predicting exercise motivation and exercise behavior: A moderated mediation model testing the interaction between perceived exercise variety and basic psychological needs satisfaction. Psychology of Sport and Exercise, 36, 50-56.

Torregrosa, M., Viladrich, C., Ramis, Y., Azócar, F., Latinjak, A., y Cruz, J. (2010). Efectos en la percepción del clima motivacional generado por los entrenadores y compañeros sobre la diversión y el compromiso. Diferencias en función de género. Revista de Psicología del Deporte, 20(1), 243-255.

Warburton, D. E. R., y Bredin, S. S. D. (2017). Health benefits of physical activity: a systematic review of current systematic reviews. Current Opinion in Cardiology, 32(5), 541-556.

Wilson, P. M., Rogers, W. T., Rodgers, W. M., y Wild, T. C. (2006). The psychological need satisfaction in exercise scale. Journal of Sport and Exercise Psychology, 28(3), 231-251.

World Medical Association. Declaration of Helsinki (2013). Disponible en http://www.wma.net/en/20activities/10ethics/10helsinki/, [Consulta: 23 de marzo de 2015].

Publicado
09-07-2019
Como Citar
Moreno Luque, M., Reigal Garrido, R. E., Morillo Baro, J. P., Morales Sánchez, V., & Hernández Mendo, A. (2019). Estilo de interação do treinador, clima motivacional percebido e satisfação das necessidades psicológicas básicas em jovens futebolistas. Cadernos de Psicologia do Desporto, 19(3), 79–89. https://doi.org/10.6018/cpd.372381
Edição
Secção
Psicología del Deporte